Carrinho de Compras

* Calcule seu frete na página de finalização.

* Insira seu cupom de desconto na página de finalização.

EDITORA GAÚCHA

Marca registrada pelo INPI

 

A Editora Gaúcha tem sua fundação em 5 de setembro de 2015, com o intuito de criar e preservar a literatura infantojuvenil do nosso estado, mostrando a cultura do Rio Grande do Sul. Desde então, já foram publicados mais de 50 livros, e durante essa produção já foram envolvidos diversos profissionais totalizando mais de 100 pessoas, como: autores, ilustradores, revisores, músicos, cantores, editores, jornalistas, historiadores e demais colaboradores.

 

Em 2015 foi lançada a primeira coleção de livros, Prendas e Peões com 15 livros inspirados em obras da literatura mundial. Cada livro possui um glossário com diversos termos pesquisados do linguajar regional do Rio Grande do Sul. De forma lúdica, as histórias foram contextualizadas em cidades do nosso estado, sendo representado num mundo imaginário chamado de Reino Grande do Sul, dividido em 8 províncias.

 

Em 2016, foi lançado o livro Liga da Literatura, escrita pelos autores R.S. Keller e Marcelo Spalding. A obra traz uma releitura de personagens da literatura infantojuvenil, unidos numa única história de aventura em busca de salvar o mundo da imaginação. Este livro foi indicado entre os 3 finalistas do Prêmio Açorianos, como melhor livro infantojuvenil do ano de 2016.

 

Ainda em 2016, foi lançada a coleção Mato encantado e seus habitantes, escrita pelo autor Diogo Osório de Pelotas, e traz 25 contos e fábulas de animais divididos em 5 livros: Verão, Inverno, Outono, Primavera e Veranico. Todos os livros também contam com ampla pesquisa de vocabulário e glossário.

 

Em 2017, um dos livros publicados pela editora foi a obra FILHOS DO RIO GRANDE, em parceria com o cantor mirim Thomas Machado e organizado pelo nosso editor R. S. Keller, traz uma ampla pesquisa sobre a cultura tradicionalista e também hábitos e costumes do povo gaúcho, como: vestimentas, culinária, linguagem, jogos, lendas, provas de CTG, símbolos do estado e curiosidades, além de algumas das principais músicas regionais, com participação de . Essa pesquisa aconteceu via internet e com apoio de diversas entidades e personalidades da cultura estadual, assim como historiadores e professores de diversos níveis de ensino.

 

Em 2018, a editora lançou uma coleção de livros intitulada MUSICALIVRO, trazendo versões de músicas do pop rock gaúcho em livros infantis. Foram editadas e ilustradas 3 livros dos artistas Rodrigo Prates, Carlinhos Carneiro da banda Bidê ou Balde, Até a Hora de Parar da banda Acústicos e Valvulados, além da canção O Amanhã Colorido de Duka Leindeker (livro que está pronto e aguardando impressão que foi adiada devido a pandemia).

 

Em 2019, a editora lançou uma coleção de gibis de personalidades da música gaúcha, contando histórias reais dos personagens. Os dois primeiros exemplares da série trazem como protagonistas os cantores mirins Thomas Machado, com a história “O sumiço da gaitinha”, e Luiza Barbosa, com a história “O canto dos passarinhos”. O terceiro número da série é o “Poesia em Quadrinhos”, no qual seis poesias do escritor Gujo Teixeira que fazem parte do universo infantil são apresentadas de forma lúdica, com uma linguagem simples e acessível. A série se chama GIBIZ, e ainda traz mais cinco exemplares com cantores gaúchos que têm em comum seu amor pela vida no campo, pelos animais e pela música. “Em busca de um sonho” é a história em quadrinhos do cantor nativista Joca Martins. Já Léo Pain é o protagonista do quinto exemplar da série, com a história “Meu pirata de estimação”. A dupla César Oliveira e Rogério Melo conta a história “As coisas simples da vida” e Luis Marenco nos traz a história “Sonhando em ser cantor”. Por fim, a cantora e apresentadora Shana Müller é a protagonista do quadrinho “A mulher do Padre”.

 

Em 2021, foi lançada a nova coleção de livros inspirados em grandes clássicos da literatura mundial, chamada Era uma vez no Reino Grande do Sul. Com 14 livros e duas grandes novidades, sendo gravados arquivos com as narrativas no formato de audiobook e músicas inéditas, uma para cada livro, em parceria com músicos e cantores da Orquestra Sinfônica da UFSM. Ambos arquivos foram disponibilizados via códigos QRCODE no Youtube.